terça-feira, 12 de dezembro de 2023

EE Profa. Paulina Rosa

Colmeia Literária
Público-alvo: 6º e 7º ano
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Veronice

O presente projeto foi pensado para desenvolver o senso crítico, o gosto e o hábito pela leitura através do livro “O Pequeno Príncipe” Antoine de Saint- Exupéry. A obra foi escolhida pelos alunos do 6º ano A e disponibilizada em PDF nos grupos de estudos para apreciação e recepção.
As práticas de leitura compartilhada e capitulada foram realizadas em sala de aula pelo professor e alunos. Houve socialização, rodas de conversas, trocas de experiências a partir de trechos do livro e pensamentos reflexivos que geraram muito entusiasmo na garotada que aos poucos foram se apaixonando pelo pequeno príncipe. Muitas hipóteses foram levantadas e opiniões questionadas.
Com esta magnífica obra perceberam o verdadeiro valor de uma amizade e muitas histórias vivências foram contadas pelos estudantes ao longo da leitura de todo o livro.
A ideia da Colmeia Literária surgiu como uma maneira de despertá-los para um mundo mágico que só a leitura é capaz de fazer e, registrar os momentos que mais marcaram essa viagem, fez-se necessária.
O 7º ano realizou a leitura do livro O mistério do cinco estrelas – Marcos Rey. Os objetivos e atividades desenvolvidas foram os mesmos tratado no livro O Pequeno Príncipe conforme mostra as imagens abaixo.
A envolvente obra conquistou os alunos já nos primeiros capítulos por ser envolvente e contar com personagens envolventes e que, também, apresenta importantes lições de amizade e verdade acima de tudo.
EF69LP46 - Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/ manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas.

Objetivos:
Despertar no aluno o gosto e o prazer pela leitura
Desenvolver o senso crítico.
Potencializar as competências leitora e escritora.
Contribuir para a formação de leitores autônomos e competentes.
Relacionar o texto às imagens.
Levantar hipóteses.

Estratégias:
Escolha do livro paradidático realizada pelos alunos.
Apresentação do livro em PDF
Análise da capa, editora, autor e ilustrações.
Leitura capitulada e dramatizada.
Observação e socialização de trechos, pensamentos e imagens.
Leitura compartilhada (feita pelo professor e pelo aluno)
Confecção da colmeia (individualmente cada aluno cria a sua e junta-se numa única)
Confecção do mural para divulgação dos livros lidos.

O PEQUENO PRÍNCIPE - Antoine de Saint-Exupéry – 6º A

CONFECCIONANDO A COLMEIA.



CONFECÇÃO DO MURAL





Possibilidades para o Ensino de Fração sob a Perspectiva da História da Matemática para Cenários de Investigação

Parceria entre IFSP e EE Paulina Rosa.

O projeto de pesquisa que tem o objetivo de refletir sobre possibilidades de ensino em cenários para investigação a partir de uma tarefa que envolve a História da Matemática e o conceito de Fração, coordenado pela pesquisadora Ana Paula Rodrigues Magalhães de Barros (IFSP), é mais uma parceria entre a Estadual Ensino Integral Professora Paulina Rosa, e o IFSP, Campus Hortolândia (HTO).

A estudante Mariana Foregato da Silva e o estudante Antonio Marcos da Luz, ambos do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP/HTO, desenvolvem essa pesquisa como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação da professora Ana Paula Barros. Para tanto, estabeleceram uma parceria com a Professora Coordenadora de Área (PCA) Daniela Cristina Pereira do Carmo e com o professor Lucas Pires do Espírito Santo, os quais colaboraram para o desenvolvimento de duas aulas no 7º ano A, no quarto semestre deste ano letivo.

A aula foi criativa, envolvente e muito produtiva. Os estudantes se engajaram na proposta que envolveu investigação e exploração de conhecimentos de Fração e da História da Matemática. Usando paçocas como material manipulativo, os(as) estudantes fizeram Matemática como os Egípcios e assim produziram sentidos e negociaram significados sobre frações unitárias e operações fracionárias.

A pesquisa envolve a produção de artigos e em breve mais resultados serão compartilhados, contribuindo para a formação de professores e professoras que ensinam Matemática.






Maratona Tech premia discente da E.E. Professora Paulina Rosa

A Maratona Tech é uma competição educacional que visa despertar o interesse de estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais e Ensino Médio pela tecnologia.
Esta é a segunda edição da Maratona Tech, realizada em parceria com a Associação Cactus e o Movimento Tech.
A competição envolve duas fases. Na primeira, os alunos usam a tecnologia para resolver problemas de suas comunidades. Quem passa para a segunda fase recebe conteúdos e quizzes via chatbot, por WhatsApp. São oito ciclos de aprendizagem com foco em lógica e pensamento computacional.
Considerada a maior competição de tecnologia entre escolas do Brasil, a Maratona Tech bateu recorde de inscrições este ano, com 914 mil alunos registrados, mais de 10 vezes a quantidade de 2022 (85 mil alunos inscritos). Os estudantes vêm de 2.700 escolas públicas e particulares de todos os estados brasileiros.
O destaque de inscrições é para a região Nordeste, com 35% das escolas inscritas, a região Sul, com 33%, e sudeste, com 20%. Além disso, em 2023 a Maratona Tech contou com a presença de quase 4 mil professores.
Na E.E.E.I Professora Paulina Rosa, temos trabalhado em vários anos, projetos e eletivas envolvendo a tecnologia como instrumento de aprendizagem e foi durante essas aulas da eletiva: tecnologia e inovação – Inovar é preciso, coordenada pelos professores Daniela Pereira e Mateus Santa Rita, que surgiu a possibilidade da nossa participação na competição.
No primeiro momento o projeto foi aplicado à turma toda, culminando com a seleção de cinco alunos para a segunda fase; na sequência da competição, um dos nossos alunos foi premiado com a medalha de bronze, sendo o único destaque da Diretoria de Ensino de Sumaré. Destacamos que poucos alunos da região foram agraciados com tamanha honraria, sendo isso motivo de muito orgulho para a nossa comunidade escolar.




A hora da Leitura

 Projeto Horta

O objetivo do Projeto Horta é encorajar os estudantes a adotar uma alimentação saudável, sem a presença de resíduos químicos provenientes de agrotóxicos. Além disso, busca promover o trabalho em equipe e estimular o uso racional da água na irrigação das hortaliças. Dessa forma, permite a aplicação prática dos conteúdos transversais.
Professores: Fernando, Mateus e Ademir.