sexta-feira, 30 de junho de 2023

EE Recreio Alvorada





Projeto de Leitura “Diário de Anne Frank”

 Como surgiu o Projeto?

                       O projeto Leitura sobre o livro “Diário de Anne Frank”, surgiu a partir de uma pergunta de um aluno do 9º ano sobre “O que é Nazismo”? Na época estávamos vivendo dias de atentado em escolas, bem como o da professora Elisabete Tenreiro, de 71 anos, professora da Escola Estadual Thomazia Montoro, que morreu no dia 27/03/2023 após ser esfaqueada por um aluno dentro da sala de aula. Outro caso que ficou em evidência foi o das 4 crianças mortas em uma creche em Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina no dia 05/04/2023. Muito se falava sobre Nazismo na época, já que em alguns casos havia evidências desses criminosos com o símbolo do nazismo. Como professora da sala desse 9º ano fiquei preocupada com as perguntas dos alunos a respeito desse assunto, e, por outro lado, até um pouco aliviada por ter a oportunidade de explicar aos estudantes sobre tal tema, já que o interesse começou a surgir. Naquele momento expliquei um pouco sobre o assunto, mas fui para casa ainda pensativa sobre tamanho questionamento e preocupação por parte dos meus queridos alunos. Pensei então, na leitura desse livro “Diário de Anne Frank”, que além de ser esclarecedor para esses adolescentes, quem o escreveu foi uma garota da mesma faixa etária dos meus alunos. Percebi que se fizéssemos a leitura desse diário ele poderia trazer claridade sobre o assunto de uma forma light, sem colocar tanto peso, já que o assunto por si só já é pesado demais, pois mostra o quanto uma menina sofreu juntamente com sua família nas mãos dos alemães apenas por serem judeus. E o quanto ela fez daquele momento triste uma história que até hoje abala gerações. Levei a ideia para a outra professora de Língua Portuguesa do outro 9º ano e ela abraçou a causa juntamente comigo. Juntas conversamos com nossa coordenadora que levou a ideia para a direção. Enfim, tudo estava autorizado, faltava agora a parte mais difícil, adquirir 70 livros para ambos os 9ºs anos desenvolverem o mesmo projeto. Começamos uma jornada para levantar patrocinadores, e para nossa surpresa conseguimos um patrocinador Jurídico que gentilmente doou os 70 livros, uma igreja chamada “Comunitária Cristã” situada na região de Sumaré, cujo pastor disse que esse era um projeto de excelência e que sua comunidade estava pronta para patrocinar esses alunos. Enfim, ganhamos os 70 exemplares, os quais imediatamente foram entregues aos alunos em uma tarde especial de dedicatória, totalmente apoiado pela equipe gestora.

 



Exposição dos Livros “Diário de Anne Frank”

 

Alunos do 9º ano B juntamente com a Professora e idealizadora do projeto Andréia Cristina E. de Oliveira.

 

Alunos do 9º ano A juntamente com a Professora Marcela Conceição de Azevedo.

 

Professoras Marcela e Andréia responsáveis pela disciplina de Língua Portuguesa dos 9ºs A e B.   

 

Equipe gestora Valéria Mota Molina (Coordenadora Pedagógica) Vera Lucia Sacomam (COE) e Sandra Regina Mello (Diretora) apoiando o projeto Leitura das professoras Andréia e Marcela.

 

                     Os alunos farão a leitura, parte na escola como leitura compartilhada e parte em casa; após o recesso de julho trabalharemos o Gênero Textual, Debate e Produção Textual sobre o livro, onde cada professora desenvolverá essas questões individualmente com sua sala responsável.  Faremos uma avaliação escrita no 3º Bimestre, na qual tivemos a ajuda da professora de Língua Portuguesa Aparecida Fernades Ribeiro para elaboração das questões. Para finalizar o projeto faremos uma competição de “Torta na cara” entre os 9ºs anos.

 Professora Andréia C.Emídio de Oliveira




PROJETO
MODO IMPERATIVO NA COZINHA - Professora Marcela Azevedo
Realizado com alunos dos 6.º anos A e B da 
E.E. Recreio Alvorada. 
De uma forma divertida, gostosa e com a "mão na massa", os alunos aprenderam sobre o Gênero Textual Receita, trabalhando o modo Imperativo do verbo através das delícias Doces e Salgadas!