segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

I Encontro do Projeto Educação Matemática em Movimento: socializações e planejamentos colaborativos

O projeto de extensão "Educação Matemática em Movimento”, coordenado em 2023 pela professora Ana Paula Barros, do curso de Licenciatura em Matemática, do IFSP/HTO, visa propiciar a reflexão contínua sobre a formação do(a) professor(a) que ensina matemática e do(a) professor(a) em formação inicial. Especificamente, o projeto busca oportunizar espaços para o diálogo, a troca de experiências e conhecimentos pertinentes à Educação Matemática. Para tanto, conta com interlocuções com outros projetos de extensão geralmente desenvolvidos no âmbito do curso de Licenciatura em Matemática do IFSP – Câmpus Hortolândia, como: diálogos contínuos entre universidade-escola sobre Educação Matemática: a teoria e a prática na formação docente; formação continuada em Matemática para docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, projeto AfroIF, Ubuntu Maker e CeraMina-CeraMana ao qual a Diretoria de ensino de Sumaré participa. Além disso, se articula com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e com os eventos VI Semana da Educação Matemática (VI SEM) e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Por fim, conta com o apoio do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologia (GPEMATEC). Assim, o "I Encontro do Projeto Educação Matemática em Movimento: socializações e planejamentos colaborativos", que ocorreu no dia 07/12/2023, teve como objetivo dialogar e de trocar experiências que propiciam ao público envolvido, professores(as) que atuam na Educação Básica e professores(as) em formação inicial, reflexões críticas sobre planejamentos de ações do projeto. Desse modo, o projeto "Educação Matemática em Movimento" contribuiu para práticas inovadoras que consideram as reais demandas que surgem no contexto escolar e em parceria com a DE Sumaré, virá somar com a formação dos docentes para atender de forma diferenciada os discentes da rede de Sumaré, Hortolândia e Paulínia.

Agradecemos ao Coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática Carlos Eduardo e aos professores Ana Paula Barros, Thiago Tambasco, Fabiano Ionta, Jeferson Gonzalez e Camilia Santos, pela parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Sumaré (SEDUC-SP), e tamém às escolas diretamente ligada aos projetos citados:

Escola Estadual Profa. Liomar Freitas Câmara com as supervisoras do PIBID: Edinéia Lisboa Maziero e Ludmila Brito Lemes; Escola Estadual Paulina Rosa com Daniela Cristina Pereira do Carmo (Preceptora da Residência Pedagógica), Lucas Pires Espírito Santo (colaborador de projeto de pesquisa) e Rogerio Lopes (professor de Educação Especial); EE Yasuo Sasaki Lucas Juan Leonel Pereira – Preceptor PIBID; EE Jonatas Davi Visel dos Santos: Juliana Capasso de Oliveira – Preceptora do PIBID.