sexta-feira, 6 de outubro de 2023

EE Guido Rosolén

Projeto Leia Mulheres no Guido
ÁREA: Linguagens, códigos e suas tecnologias
PCA: Érica Patrícia de Morais
PROFESSORES: Edilene, Fabiani, Giancarlo, Lúcia, Márcia, Miguel, Rafaela, Rute e Silvana.

Introdução:
O projeto “Leia Mulheres no Guido” visa valorizar a presença das mulheres no mundo acadêmico, artístico e literário, com a intenção de exemplificar e contar histórias de resiliência e superação, além do contexto histórico e da biografia de mulheres à frente do tempo no qual estavam inseridas. Voltado para diversas leituras, livros, imagens, vídeos, o projeto levará em conta o conhecimento de mundo dos estudantes, e as aulas serão voltadas para metodologias ativas, suscitando num festival de vídeos a serem publicados nas redes sociais, para assim expandirem conhecimento em contextos diferentes do escolar, buscando mostrar a mulher como cidadã, não como ser objetificado pela sociedade.

Objetivos:
Fomentar a leitura de obras escritas por mulheres. As atividades consistem em pesquisa, leitura e divulgação de obras literárias escritas por mulheres pelo mundo e promoção de encontros abertos à comunidade para discussão, com o objetivo de auxiliar na formação de leitores/as e abordar obras e autoras que, na maioria das vezes, não são incluídas nos currículos. Promover essas obras em nosso contexto escolar, além do percurso da criação do projeto, envolvendo a área de linguagens e os componentes: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

Justificativa:
“As mulheres são menos publicadas. Quando conseguem ser publicadas, são menos divulgadas, menos premiadas, menos reconhecidas”, daí a importância da realização de um projeto que evidencie o protagonismo feminino na literatura, nas artes e nos esportes. Além de servir como exemplo para estudantes, jovens escritoras, para que sejam incentivadas a escrevem cada vez mais e melhor.
Outra justificativa consiste no combate ao machismo estrutural e à ideia que as letras não podem se restringir à literatura masculina, escrita por homens, mas que ambas podem existir e participarem do processo de leitura/escrita, por fim, o projeto visa valorizar a presença das mulheres no mundo acadêmico, artístico e literário, com a intenção de exemplificar e contar histórias de resiliência e superação, além do contexto histórico e da biografia de mulheres à frente do tempo no qual estavam
inseridas.

Avaliação:
Participação dos alunos nas aulas de leitura; Participação escrita dos alunos, pós-leitura;
Gravação de vídeo pelos alunos.
Todas as atividades serão contabilizadas no final de cada bimestre e/ou semestre.

Produto Final:
Produção de vídeos a serem expostos em redes sociais, contemplando a premissa REPLICABILIDADE do PROGRAMA DE AÇÃO.